Foto: Marcelo Ribeiro (Caderno 7)
A força do vendaval de cerca de 109 km/h que atingiu São Gabriel na noite desta terça-feira destelhou mais de 150 residências, especialmente nas zonas ribeirinhas e região norte e nordeste da zona urbana. Com isso, o prefeito Rossano Gonçalves assinou na manhã desta quarta um decreto que declara situação de emergência em São Gabriel. O ato foi assinado em reunião com o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, secretário de Obras Ricardo Júnior, e o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, major Rinaldo Castro, que veio ao município para monitorar pessoalmente os estragos.
Prefeitura de São Gabriel vai intensificar fiscalização de táxis
Os atendimentos já foram feitos aos atingidos, com o fornecimento de lonas adquiridas junto a empresários do comércio local que mantiveram seus estabelecimentos abertos à noite para atender as urgências informadas. A partir de agora, o município trabalhará com a Defesa Civil Estadual e com o Ministério da Integração Nacional para assegurar a homologação e posterior publicação no Diário Oficial da União
De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta quarta-feira já haviam sido distribuídas pelo menos 5 mil metros de lonas para quem precisa. Em um determinado momento, o estoque de lonas acabou, tamanho era o número de casas atingidas. Os bairros mais prejudicados pelo mau tempo foram os bairros Pro-Morar e Beira-Rio.
Expolavras começa nesta quinta-feira em Lavras do Sul
Além dos danos na residência, as linhas telefônicas de emergência dos bombeiros (193) e da BM (190) ficaram mudas até metade desta madrugada. Na manhã desta quarta os serviços já estavam normalizados. Nesta manhã, a Defesa Civil deve seguir trabalhando para dar apoio às famílias e fará o levantamento dos estragos para solicitar apoio da União. Quem precisar entrar em contato com o órgão pode ligar pelo número de emergência 199.